Simon & Garfunkel
segunda-feira, 9 de março de 2009
Formados ainda nos anos cinqüenta pelos amigos de escola Paul Simon e Arthur "Art" Garfunkel, a dupla estadunidense Simon & Garfunkel muniu-se de folk, rock, belíssimas harmonias vocais e letras que eram pura poesia pop para escrever seu nome na cultura e na música popular do século vinte, tendo seu auge, após um início de carreira pouco reconhecido, ao participar da trilha sonora de "A Primeira Noite de Um Homem", clássico cinematográfico do diretor Mike Nichols que revelou o astro Dustin Hoffman ao mundo no papel do protagonista adolescente que tem um caso com uma mulher bem mais velha, a diva Anne Bancroft. Mas, infelizmente, a dupla não durou tanto - no início dos anos 70, anunciavam a separação da dupla, que ao longo dos anos, voltaria a se reconciliar para composições e tocarem juntos em eventos especiais. Quem sabe umdia não tenhamos uma volta triunfal em discos e shows? Mas enquanto isso não acontece, fique com os melhores lançamentos desta dupla que marcou época. Bom proveito!
Sounds of Silence (1966)Em um segundo disco que esbanjava maturidade, a dupla cravava aqui sua primeira obra-prima. Apesar de ter o folk-rock como base, Paul e Art cravaram um disco variadíssimo e que faz da audição do mesmo algo delicioso e nunca enjoativo de escutar. A faixa-título marcou época e tornou-se um clássico ao criticar toda a incomunicabilidade das pessoas que não ouvem ninguém e "conversam sem falar". Também vale destacar a dylanesca "Leaves That Are Green", o hit "I Am a Rock" e a cheia de balanço "We've Got The Groovey Thing Goin'".
Clique
aqui para baixar.
Parsley, Sage, Rosemary and Thime (1966)No auge da produtividade, a dupla lançou esse outro disco inspiradíssimo no mesmo ano em que tornou-se notória, talvez mais obscuro, mais triste, mas nem por isso dispensando, e talvez aguçando ainda mais, a habilidade que tinham para comporem linhas vocais simplesmente arrasadoras. Só na primeira música "Scarbourough Fair/Canticle", já sentimos todo o poder de fogo dos dois notórios. "Patterns", com sua sessão percussiva marcante, é outro destaque. "Homeward Bound" também não faz feio, e pode ser considerado o hit do disco.
Clique
aqui para baixar.
Bookends (1968)Voilá! Sucesso mundial com esta obra-prima que ao mesmo tempo que jogou a banda nas alturas também começou a criar os problemas, discussões e diferenças internas entre os músicos. Mas nada que diminua o brilho de faixas inesquecíveis e contagiantes como "Save The Life of My Child", a linda "Old Friends" e a mais do que clássica, e trilha sonora supracitada no início do texto, "Mrs. Robinson", com sua levada, linhas vocais e refrão que ficam grudados na cabeça eternamente. Além de ser o mais famoso, muito provavelmente é o melhor da carreira deles.
Clique
aqui para baixar.
Bridge Over Troubled Water (1970)O início da década de setenta realmente não cheirava nada bem. Beatles acabando, ícones do rock morrendo, sobreviventes mergulhados em drogas e clínicas de reabilitação e o último disco de estúdio da dupla que não aguentava mais olhar na cara um do outro. Mas Art e Simon ainda conseguiram cravar mais um disco de respeito, com quatro músicas entre as dez mais daquele ano, segundo a Billboard. A faixa-título é simplesmente, em resumidas palavras, uma obra-prima da beleza. E ainda tem outras coisinhas mágicas feito "Keep The Costumer Satisfied" e "The Boxer". Talvez não seja o melhor deles, mas ainda assim é muito, mas muito acima da média mesmo.
Clique
aqui para baixar.
Membros:Paul Simon - Vocais, violões, guitarras
Art Garfunkel - Vocais, piano
Diversos músicos de estúdio e convidados - Demais instrumentos
Site oficial de Simon & GarfunkelMarcadores: Folk, Rock, Vincent